Resultados do Acróstico nº10 [arquivo 2009/2010]



Os FUZIL enviaram...
Januário e a Natureza Januário era um menino que adorava a Natureza.
Todos os dias, da janela do seu quarto, observava os animais e as flores, via a água a cair da cascata e os girinos a saltar.
De repente, ouviu a mãe a chamar:
- Januário, anda tomar a refeição.
Ele fechou a janela do seu quarto e dirigiu-se à sala pois era a ocasião ideal para celebrar o dia da amizade. Quando acabou o almoço, Januário ia a sair de casa, escorregou no gato que estava enrolado no tapete e, quando caiu, o gato deu-lhe um unhada.







Os GATA BORRALHEIRA enviaram...
O passeio pela Natureza
A Luana acordou e abriu a janela do seu quarto. Como estava um dia muito bonito, resolveu dar um passeio pela Natureza. Telefonou à Diana e perguntou-lhe se queria fazer um piquenique. É que a sua amizade dura há muitos anos e esta era a ocasião ideal para se encontrarem para conversar e brincar, já que estavam de férias. Para o piquenique, a Diana ajudou a sua amiga a preparar uma deliciosa refeição. Como tinha vindo até casa da Diana de bicicleta, a Luana estava com sede e pediu um copo com água. Sem querer, ao passar o copo, a Luana deu uma unhada na mão da sua amiga. Mas esta não se importou pois não a magoou. Depois de prepararem tudo, saíram alegres para o seu passeio. Foi um dia diferente!

Os PRINCIPE ENCANTADO enviaram...
A Olga olha pela janela
Era uma vez, uma menina chamada Olga, que se pôs à janela para observar a natureza.
A Olga foi visitar o seu amigo Januário. Eles eram amigos de longa data e por isso, tinham uma amizade muito grande. Um dia, quando a Olga foi para a escola, levou, sem querer, uma unhada de um colega. A professora, disse-lhe para desinfectar a ferida. Depois da refeição a Olga foi brincar com a sua amiga Catarina. Ao entrarem na sala, a professora esperou pelo momento ideal, para anunciar que no dia seguinte, era o Magusto. Quando chegou a ocasião tão esperada, foram todos para o recreio comer castanhas e divertirem-se.


Os ROSA BRANCA E ROSA VERMELHA enviaram...A fada Carolina e os meninos
Era uma vez uma fada, com o lindo nome de Carolina que passava a vida à janela.
Havia uma família de três irmãos pela qual ela tinha uma grande amizade. Essa família vivia numa casa, pertinho da janela da fada, no meio da floresta mágica, onde tudo, mas mesmo tudo, nascia nas árvores mais bonitas da natureza. As árvores eram tratadas com muito carinho e com a refeição de água que lhes davam todos os dias. Mas os meninos também faziam travessuras, como qualquer criança da sua idade.
A fada conhecia estes meninos, que diziam que eram gémeos, porque muitas vezes tinha que usar a sua varinha mágica para resolver os seus problemas. A última vez, e não foi há muito tempo, foi quando um dos meninos ficou com uma unhada no rosto provocada por uma brincadeira entre os meninos e um gato, não muito simpático.
O ideal foi mesmo a presença da fada…



Os FLAUTISTA MÁGICO enviaram...

A amizade,
de Ana Luisa Flautista
Às 8 horas da manhã deste domingo, fui a correr à janela ver como estava o tempo, pois era dia de visitar o meu amigo Januário à Serra da Estrela. Estava tudo branquinho! Era a ocasião ideal para apreciar a Natureza! A serra devia estar coberta de neve, os lagos de água gelada, enfim tudo devia, estar lindo!
A refeição é sempre no restaurante da tia do Januário, em Seia, onde podemos saborear pratos típicos como “Unhada de Porco” ou “Cabrito no Forno”. Aproveitamos para relembrar as nossas brincadeiras quando andávamos no Jardim-de-infância, pois a nossa amizade já dura há muito tempo.


Os CAVALO ENCANTADO enviaram...
Alexandre Cavalo Encantado
Um dia a Maria saiu de casa de bicicleta e encontrou a sua amiga. Apareceu um rapaz e deu-lhe uma unhada. A Maria foi pôr água a casa. E depois foi para a janela e adormeceu a ouvir o som da natureza… A Maria foi à beira do rapaz e começou a nevar e eles atiraram bolas de neve uns aos outros. Entre os dois nasceu uma amizade
À hora da refeição a Maria contou à mãe e ela disse-lhe que estava na ocasião de brincar com ele todos os dias.

Ana, Margarida e Inês Cavalo Encantado

Um menino estava a jogar futebol. Mas de repente a bola foi contra a janela de uma idosa. E depois, ela começou a gritar:
- Um ladrão…!!!
- Vou chamar a policia.
O menino assustado e com medo foi à casa da idosa pedir desculpa e a idosa desculpou-o e disse:
- A partir de agora vamos criar uma amizade.
- Agora vai brincar para a natureza.
O menino fez o que a idosa disse, mas nessa ocasião escorregou numa poça de água e foi para casa fazer a refeição ideal. Mas depois apareceu uma gata e andou à unhada com ele.

Bruna Cavalo Encantado
De manhã vou para a janela ver a natureza ideal, quando abri a janela a gata Inês deu-me uma unhada na cara. Eu fui pôr água para ver se passava, mas não passou. Estávamos na ocasião das férias de Verão eu e a Telma brincamos, nós temos uma grande amizade
Chegou a hora de ir comer a refeição. Era uma delícia, bife com batatas fritas!

Daniela Cavalo Encantado

Certo dia uma menina chamada Inês, foi à janela e viu um menino. A Inês desceu as escadas, quando chegou lá baixo perguntou-lhe o seu nome. Então ele respondeu que se chamava Pedro. Inês perguntou-lhe se ele queria fazer uma amizade com ela e Pedro respondeu-lhe que sim. Então a Inês perguntou-lhe:
- Queres ir ao pátio?
- Pode ser.
Enquanto a Inês andava de baloiço, o Pedro bebia água da fonte. Eles estavam a divertir-se no pátio e a Inês perguntou:
- Gostas da Natureza?
- Sim
Passado um bocado, a mãe do Pedro apareceu porque tinha de ir fazer a refeição ideal.
Quando a Inês chegou a casa o gato dela fez-lhe uma unhada na barriga dela, porque tinha havido uma ocasião importante. O gatinho mais pequeno tinha sido atropelado.


Filipa Cavalo Encantado

Num dia lindo e radiante de sol, a Filipa e a Bruna foram passear até à floresta e disseram que a natureza era linda!
Nesse dia perceberam que tinham uma bela amizade… Quando voltaram, a Bruna abriu a janela e de repente apareceu um gato que fez uma grande unhada à Bruna. A Bruna pôs água na cara.
A refeição foi a preferida da Filipa, a mãe falou à mesa que a refeição era uma ocasião ideal para a família se reunir.

Leonardo Cavalo Encantado
Eu, de manhã, quando acordo vou à janela ver a natureza. Parece que temos um tipo de amizade. Certo dia, encontrei um gatinho. Mas ele, não gostou de mim, porque me deu uma unhada. Eu fui desinfectar a ferida, e depois fui beber água.
Numa certa ocasião um mendigo, foi bater à minha porta, pedir uma refeição. O mendigo saiu na hora ideal porque eu fazia anos e a minha família estava a chegar das compras.

José Paulo Cavalo Encantado

Era uma vez um rapaz que se chamava Zeca Afonso.
Ele queria ir à refeição do pai que era a ocasião ideal para pregar partidas como pôr aranhas no prato, moscas na sopa e na água pimenta.
Lá há um cão que me deu uma unhada, porque quando eu ia para o lugar da Natureza, o cão não me deixou passar. Eu tentei e ele deu-me uma unhada.
À beira do rio tinha uma casa com a janela aberta. O Zeca Afonso entrou nela e abriu a janela do outro lado da Natureza e pirou-se dali para fora.
No caminho encontrou um cão pequenino e fez amizade com ele.
Depois foi ter com o pai e pediu-lhe que o deixasse levar o cão para sua casa. O pai deixou e eles viveram felizes para sempre.

Margarida Cavalo Encantado

Era uma vez uma rapariga que foi para a beira da janela. Enquanto estava a ver a natureza pediu à mãe para ligar à prima porque tinham muita amizade. Mas primeiro tinha uma ocasião de tratar dos animais.
- Eu vou lá fora ver se a Daniela já chegou, mas enquanto a Daniela não chega vou beber água.
- Mãe, a Daniela chegou …
- Então vão lá para cima.
- Mas tenho uma unhada no pé - disse a menina.
- Daniela, que alimentos queres para a refeição do jantar?
- Peixe assado com batatas.
- É mesmo a refeição ideal!

Os CEGONHA E A RAPOSA enviaram...
As aventuras na Floresta Negra
Era uma vez, numa ocasião ideal, a menina Cristina que estava à janela a ver a Natureza porque tinha muita amizade por ela.
Antes da refeição, a Cristina foi à fonte da Floresta Negra buscar água para o almoço. Pelo caminho ouviu um barulho atrás de um arbusto, quando olhou viu um urso, que correu para ela e lhe deu uma unhada.
A menina caiu na floresta, depois veio o príncipe José, levou-a para o reino encantado e salvou-a.

A Anabela estava a janela.A amizade está na cidade.
A natureza tem muita clareza.
A patada leva uma unhada.
A água é desaguada.
O cão come a refeição.
O ideal é normal.
O cão tem uma ocasião.
Os GANSO DE OURO enviaram...
Marco Ganso de Ouro e Tatiana Ganso de Ouro


Os PÁSSARO AZUL enviaram...
Um Sonho Realizado,
de Tiago Pássaro Azul e Gonçalo Pássaro
Era uma vez uma gata que estava na janela de uma casa.
A dona da casa chamada Maria Botões casada com Januário Matias, viu a gata e ia fazer-lhe um mimo.... A gata, ergue a pata e…. zás! Uma unhada na mão da Maria Botões. E depois, corre com grande rapidez …
O pior foi que, passado algum tempo, ficou cheia de fome. Nessa ocasião a gata lembrou-se que a refeição ideal seria o seu prato favorito…arroz com peixe e no fim beber muita água… mas como tinha feito asneiras! Decidiu ir passear pela Natureza, porque para casa não podia voltar! Encontrou um velho amigo, o leão Tobias…uma amizade de muitos anos. E foram comer juntos… e adivinhem o que comeram!